Top10: Dez Filmes Incríveis Dirigidos Por Mulheres

Listamos dez filmes incríveis dirigido por mulheres neste artigo. Todos os itens mencionados abaixo explicitam o que há de melhor na sétima arte quando falamos sobre diretoras emblemáticas, com opções de diferentes partes do mundo e dos gêneros mais diversos. Vale também dizer que decidimos incluir desde obras mais simples e que elevam uma aura otimista ao espectador até filmes impactantes sobre questões de extrema importância para uma sociedade contemporânea ocidental. Vamos à lista!

 

10º – Guerra ao Terror (Kathryn Bigelow, 2008)Em meio à Guerra do Iraque, a trama se concentrará em mostrar o cotidiano assustador de uma equipe anti-bomba do exército americano. Obra-prima da diretora Kathryn Bigelow, ‘Guerra ao Terror’ tem uma proposta central diferente, procurando explicitar como a figura da guerra é importante para alguns dos envolvidos, elevando a noção extremamente subjetiva do sentido da vida.

 

9º – Encontros e Desencontros (Sofia Coppola, 2003)Um homem de meia-idade e uma jovem, por mera figura do acaso, acabam se conhecendo durante uma viagem a Tóquio. No lugar, sempre contrastando uma figura claudicante da solidão, os dois formarão um estranho vínculo de amizade, alterando suas formas de encarar as instâncias do mundo. ‘Encontros e Desencontros’ se vale de uma atmosfera fria e melancólica para contar a sua história, trazendo um romance diferente e que foge completamente às concepções comuns.

 

8º – Jeanne Dielman (Chantal Akerman, 1975)O dia a dia vazio e melancólico de uma dona de casa é destrinchado pelo filme, trazendo cada fragmento de sua rotina maçante e sempre repetitiva. ‘Jeanne Dielman’ é um filme que requer certa paciência e atenção do espectador em sua exibição. Para a plena absorção do conteúdo simbólico exposto pelo filme é necessário compreender a importância de cada gesto e hábito da personagem central. Um filme único e que denuncia um modelo machista social à época que delimitava o campo de atuação feminino.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *