Top10: Dez Filmes Sobre a Guerra do Vietnã

Trouxemos a temática Guerra do Vietnã para esta lista, incluindo dez opções que trabalham sobre o tema. Vale dizer que não nos concentramos apenas no gênero guerra, contando com opções do drama e suspense, com histórias que mostram desde o conflito em si como, também, os efeitos pós-guerra nas vidas dos envolvidos. Vamos à lista!

 

10º – O Franco-Atirador (Michael Cimino, 1978)Oriundos de uma pequena cidade norte-americana, dois amigos vão juntos para a guerra do Vietnã. Em meio à guerra, ambos terão suas personalidades alteradas, tendo que lidarem com os diversos horrores do lugar. O filme ganhará sua substância ao explorar o depois da guerra nas vidas desses dois homens. Impactante, ‘O Franco-Atirador’ é um drama extremamente pontual sobre as consequências que uma guerra provoca naqueles indivíduos atingidos diretamente. Aqui, Christopher Walken divide o comando do filme com o lendário Robert De Niro, entregando, assim como seu parceiro de tela, uma atuação irretocável.

 

9º – Amargo Regresso (Hal Ashby, 1978)O filme vai conta a história de Sally Hyde, uma esposa de um capitão do exército americano(Bob Hyde), que, enquanto seu marido está lutando no Vietnã,  acaba se apaixonando por um militar veterano ferido em guerra e agora paralítico(Luke Martin). A trama vai se concentrar na aproximação de Sally e Luke e nas implicações que o relacionamento dos dois acaba causando quando Bob volta do Vietnã.

 

8º – Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)Em meio à Guerra do Vietnã, um capital do exército norte-americano é incumbido da missão de capturar um coronel louco que desertara e agora defende os inimigos. O filme ganha a sua substância ao explorar cada meandro da jornada desse capitão atrás do coronel. Contendo mais de 4 horas de duração em sua versão mais longa, ‘Apocalypse Now’ é um clássico incontestável do cinema de guerra, trazendo uma grande conjunção de personagens incríveis para serem destrinchados pelo espectador.

Continua na Próxima Página