Top10: Dez Filmes Que Questionam Conceitos Morais

Procuramos incluir, nesta lista, filmes que trabalham suas tramas acerca da construção moral regida pelo “zeitgeist” de uma sociedade, mostrando como essa definição da palavra moralidade atua de forma danosa aos indivíduos ou assuntos que, de alguma forma, não se enquadrem em seus padrões. Os filmes abaixo, tendo como temas principais sexualidade, traumas e a negação do estranho pelo ser humano, procuram explicitar um pequeno esboço de como uma construção de moralidade é habitual e, no entanto, prejudicial ao aparato social ocidental. Vamos à lista!

 

10º – Kinsey – Vamos Falar de Sexo (Bill Condon, 2004)

Explorando os nuances da vida de Alfred Kinsey, homem responsável por romper com tabus morais sobre a sexualidade humana na década de 1940, o filme se pautará em mostrar todos os diversos empecilhos surgidos em sua trajetória em detrimento de suas ideias pouco usuais.

 

9º – Carol (Todd Haynes, 2015)

Na Nova York da década de 1950, uma aspirante a fotógrafa acaba desenvolvendo um relacionamento complexo com uma mulher mais velha, vindo a vislumbrar novos caminhos para sua vida jamais pensados em outrora. A sociedade conservadora e machista americana de 1950 é enfrentada pelas personagens, onde construções morais são demolidas, mesmo que de uma forma doída para todas as partes envolvidas.

 

8º – O Homem Elefante (David Lynch, 1980)

Um homem completamente desfigurado é encontrado e resgatado de um circo por um médico sensível, vindo a mostrar ao mundo suas as qualidades jamais demonstradas antes. Dirigido por David Lynch, ‘O Homem Elefante’ evidencia o quanto elementos que fogem ao conhecimento social são atacados por sua mera concepção de estranheza, impedindo indivíduos diferentes de se desenvolverem e delimitando um padrão patológico de normalidade.

Continua na Próxima Página