Top10: Dez Filmes Que Ficam Gravados na Cabeça do Espectador

 

7º – Sob o Domínio do Medo (Sam Peckinpah, 1971)Um jovem casal decide morar em uma pequena cidade rural da Inglaterra. No entanto, o que deveria ser um lugar tranquilo, acaba notabilizando-se como um verdadeiro inferno após eles serem constantemente atacados por residentes da cidade. Polêmico em todas as suas investidas, ‘Sob o Domínio do Medo’ possui uma história rústica e desconfortante, não oferecendo aspectos positivos sobre o aparato humano no mundo.

 

6º – Em Nome do Pai (Jim Sheridan, 1993)Um jovem é obrigado a confessar a participação em um ataque terrorista do grupo IRA, sem, no entanto, ter atuado do ato. O filme passará os seus 133 minutos de duração explorando a luta do jovem e de sua família por liberdade. Potente, ‘Em Nome do Pai’ é aquele típico filme que tira muitas lágrimas do espectador, com uma história emocionante e que jamais apela aos clichês tradicionais de obras com temáticas parecidas para comover quem assiste.

 

5º – Persona (Ingmar Bergman, 1966)Na trama, uma enfermeira é colocada para cuidar de uma atriz que sofrera um colapso psicológico durante uma peça. Longe de tudo, isoladas em uma cabana, as duas desenvolverão um estranho laço afetivo, descobrindo mais sobre si mesmas. Obra-prima de Ingmar Bergman, ‘Persona’ transpõe os meandros da sétima arte, nos trazendo uma história densa, que propõe pensamentos rígidos sobre o que cada cena entrega. Apesar de curto (apenas 85 minutos de duração), o filme faz com que o espectador continue refletindo sobre o aparato geral da obra após o seu término.

 

4º – Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2001)Após sofrer um acidente de carro, uma mulher acaba sofrendo de amnésia, procurando, com a ajuda de uma aspirante a atriz, descobrir mais sobre quem é ela. ‘Cidades dos Sonhos’ é um dos filmes mais confusos e desnorteantes do cinema, com uma trama que sempre muda de direção e opta pela exposição de fragmentos que causam estranhamento ao espectador.

Continua na Próxima Página