Top10: Dez Filmes Sobre a Filosofia do Prazer em Epicuro

Listamos filmes que explicitem o conceito de prazer para Epicuro em suas tramas neste artigo. Epicuro foi um dos filósofos mais influentes do período helenístico, com conceitos ousados sobre várias das instâncias da vida, entre elas a noção de prazer para o ser humano. Essa noção entende que o prazer deve ser sempre o elemento mais buscado em nossas jornadas no mundo, com uma plena comunhão com os aspectos naturais, assim como um estado de mente aprazível e assertivo. Nutrindo esses preceitos, os filmes abaixo se inserem em vários gêneros, com histórias ou personagens que façam uso – mesmo sem saber – do conceito que rege esta lista. Vamos à lista!

 

10º – Chef (Jon Favreau, 2014)Um prestigiado chef de cozinha decide deixar tudo para trás e iniciar um negócio particular em um “food truck”, conhecendo toda uma nova realidade de vida com sua família. ‘Chef’ se aproveita de uma aura otimista para os eventos de sua trama, explicitando de forma aprazível como a vida é construída de forma subjetiva, mesmo estando inserido em um ambiente social lesivo.

 

9º – O Homem Que Amava as Mulheres (François Truffaut, 1977)Nutrindo uma obsessão incontrolável por mulheres, um homem de meia-idade empreende uma jornada autodestrutiva no mundo, se envolvendo nas mais diversas confusões em virtude disso. Dirigido por François Truffaut, ‘O Homem Que Amava as Mulheres’ estuda, por meio da comédia, o compêndio errático da busca incessante pelo prazer, trazendo um personagem memorável e uma história que se aloca entre as grandes do cinema francês da década de seu lançamento.

 

8º – Jovem e Bela (François Ozon, 2013)Na trama, uma adolescente, após perder a sua virgindade, inicia um trabalho como garota de programa, descobrindo e ficando obcecada por uma nova realidade de vida que, talvez, não seja a mais assertiva. ‘Jovem e Bela’ investiga os exageros da juventude, fazendo um contraponto com a figura do prazer que domina cada ato de sua personagem central.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *