Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema Asiático

Abordaremos o cinema asiático nesta lista, trazendo dez filmes icônicos para você assistir e se apaixonar. São obras que trabalham com as mais diversas temáticas e que conseguem transpor de forma assertiva um leve vislumbre sobre suas ricas culturas e costumes. Vale também dizer que todas os filmes citados abaixo são verdadeiras obras-primas da sétima arte. Vamos à lista!

 

10º – Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera (Ki-duk Kim, 2003)Um jovem viaja até um lugar isolado, onde um mestre budista vive em um templo sobre um lago, à procura de sabedoria para guiar seus passos sobre o mundo. O filme, como o próprio título denuncia, é um estudo sobre as diferentes estações da vida. Experiência e ingenuidade são desmembradas a cada minuto do filme, revelando todos os pontos positivos e negativos sobre cada aspecto.

 

9º – A Balada de Narayama (Shôhei Imamura, 1983)Concentrada em um vilarejo japonês pobre do século XIX, a trama mostra a vida dos integrantes do lugar, trazendo o senso popular comum de que todos aqueles que atingissem determinada idade deveriam se deslocar para uma montanha distante para morrer. ‘A Balada de Narayama’ denuncia o modo errático que uma sociedade trata as pessoas mais velhas, em uma história rústica e, por vezes, perturbadora.

 

8º – A Rotina Tem o Seu Encanto (Yasujirô Ozu, 1962)As vidas das pessoas de um pequeno vilarejo japonês são dissecadas. O intercâmbio social do lugar é o que move as pessoas ali inseridas, expondo como a simplicidade daqueles indivíduos de levar a vida é crucial. Seus hábitos são explorados, suas angústias desconstruídas e seus prazeres compartilhados. Obra-prima de Yasujirô Ozu que explicita o lado bom de viver em sociedade.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *