Top10: Dez Filmes Sobre Saúde Mental Que Todos Deveriam Assistir

Tema de extrema importância para uma vida de qualidade, a saúde mental também é um assunto que o cinema sempre se preocupou em estudar. Ao longo dos anos, foram várias as obras potentes que adotassem o tema da lista como proposta central para suas tramas e personagens. Pensando nisso, trouxemos filmes fabulosos que saibam trabalhar com a figura da saúde mental de uma forma assertiva, abordando diversos subgêneros do tema. Vamos à lista!

 

10º – Melancolia (Lars von Trier, 2011)Exploraremos alguns curtos períodos das vidas de duas irmãs, capturando uma  noite do casamento de uma delas, trabalhando com sua melancolia inerente a cada ato, e, em outro momento, pequenos trechos das duas e suas famílias antes de um acidente que destruirá a vida na terra. ‘Melancolia’ nutre momentos positivos e negativos, se destacando mesmo por sua boa exposição das tristes nuances que compreendem a depressão.

 

9º – As Confissões de Schmidt (Alexander Payne, 2002)Após saber que sua filha vai se casar, um homem decide embarcar em uma viagem através do país para acompanhar o evento. No caminho, o homem aprenderá mais sobre si mesmo, além de vislumbrar itens que ele jamais gostaria de descobrir sobre sua personalidade. ‘As Confissões de Schmidt’ é um filme alocado no gênero de comédia, mas possui uma atmosfera rústica, evidenciando todo um compêndio danoso sobre um indivíduo simplesmente inadequado para o aparato social. O filme ainda ganha mais intensidade com a atuação irretocável de Jack Nicholson, nos propiciando momentos únicos, como os espectro final impactante.

 

8º – O Lado Bom da Vida (David O. Russell, 2012)Um homem desajustado e instável, após uma passagem por uma instituição psicológica, encontra na figura de uma jovem a força para superar as dificuldades de sua vida. Nutrindo uma aura motivacional do começo ao fim, ‘O Lado Bom da Vida’ é um drama leve sobre o poder adaptativo do ser humano.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *