Top10: Dez Filmes Sobre a Soberba

Chegando ao final das nossas listas sobre o cinema e os sete pecados capitais, trouxemos dez filmes sobre a soberba. Abaixo, incluímos filmes que, como habitual, explicitem em suas histórias as instâncias mais comum a esse pecado capital, com tramas que exploram o orgulho, personagens incapazes de lidar com o outro de forma igual, um senso de competição no âmago familiar e a constante necessidade de poder. Todos os filmes indicados se notabilizam como ótimas opções dentro da sétima arte, incluindo algumas obras-primas. Vamos à lista!

 

10º – A Rede Social (David Fincher, 2010)Na trama, exploraremos a jornada do criador do facebook, entendendo suas maneiras de encarar a vida antes, durante e depois do sucesso em sua criação. ‘A Rede Social’ não é aprazível em todos os momentos, tendo alguns fragmentos insossos e arrastados em sua história, mas que consegue estudar os meandros por trás de negócios milionários.

 

9º – Rain Man (Barry Levinson, 1988)Após a morte de seu pai, um jovem empresário descobre que o homem deixara todo o seu dinheiro para um filho desconhecido. Agora, o jovem investigará quem é esse estranho irmão desconhecido. ‘Rain Man’ é uma obra irretocável, trazendo dois personagens incríveis para o arco central da história, trabalhando por mostrar como determinadas pessoas podem alterar o caminho de nossas vidas.

 

8º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1972)Quando uma mulher se encontra na reta final de sua vida, condenada por um câncer, caberá às suas duas irmãs lhe dar algum conforto em meio à dor. No entanto, a presença das duas somente exacerbará o sofrimento de todos os ali expostos. ‘Gritos e Sussurros’ é um filme que altera o forma do espectador ver o mundo. Tudo ali contido é de uma perfeição impressionante. Não são poucas as cenas que, literalmente, nos arrepiam por sua substância intensa, como, por exemplo, o monólogo do personagem de Erland Josephson em relação a uma das irmãs sob a figura de um espelho ou o momento em que as personagens de Liv Ullmann e Ingrid Thulin embarcam em uma discussão sobre a constituição do relacionamento familiar entre as duas. Enfim, são vários os momentos incríveis deste filme. Uma das maiores obras já concebidas no cinema.

Continua na Próxima Página