Top10: Dez Filmes Sobre a Noite

Listamos dez filmes sobre a noite neste artigo. As opções disponíveis nesta lista inserem a figura da noite como ponto central para o desenvolvimento de suas histórias, com tramas que se concentram quase que exclusivamente nessa condição. São filmes de diferentes gêneros, como drama, crime, ficção científica, comédia e suspense, com histórias envolventes, personagens memoráveis e uma plena exibição do aspecto da noite. Vamos à lista!

 

10º – A Noite (Michelangelo Antonioni, 1961)Um dia da vida de um casal de meia-idade é explorado pelo filme, trazendo toda a síntese do relacionamento entre aquelas pessoas e como elas encaram o seu meio social. Obra-prima de Michelangelo Antonioni, ‘A Noite’ é de uma beleza na concepção de cada plano que chega a arrepiar o espectador. Cada cena é capturada de forma impecável, conseguindo, muitas vezes, sem diálogos traduzir emoções e sentimentos de seus personagens. O filme ainda apresenta as atuações memoráveis de Marcello Mastroianni e Jeanne Moreau como protagonistas.

 

9º – Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)Um taxista se vê cada vez mais inserido em uma realidade pouco aprazível nas noites de Nova York. Pouco a pouco, o homem, envolto em uma rotina solitária, começa a perder o contato com a realidade, colocando em risco sua sanidade mental. Pertencente ao cinema de Martin Scorsese, ‘Taxi Driver’ elenca uma grande gama de eventos negativos presentes na humanidade, dando um olhar negativo até mesmo aos eventuais heróis da trama.

 

8º – Nu (Mike Leigh, 1993)Simples em sua proposta, a trama expõe as figuras de dois homens jovens em suas jornadas erráticas no mundo. Destrincharemos o modo que os homens tratam o aparato social, repelindo qualquer forma de intercâmbio comum com outros indivíduos. ‘Nu’ é um hino niilista sobre indivíduos incapazes de obter prazer em suas investidas no mundo, e, quando alcançam leves espectros disso, só é possível lesando outras pessoas.

Continua na Próxima Página