Top10: Dez Filmes Sobre o Aspecto Trágico da Ganância

Listamos dez filmes incríveis sobre o aspecto trágico da ganância, com opções que explicitam as características mais comuns sobre o tema, seja em sua atmosfera central ou personagens. São obras dos gêneros de drama, suspense, aventura, crime e, claro, noir, capturando diferentes décadas e as mais diversas formas do aspecto da ganância se manifestar. Vamos à lista!

 

10º – Wall Street (Oliver Stone, 1987)Disposto a tudo para crescer em sua carreira e ganhar dinheiro, um jovem empregado de Wall Street se une a um importante e inescrupuloso homem de poder, somente para aprender mais sobre a forma de intercâmbio social regida nos grandes escalões da sociedade. Conduzido com extrema maestria por Oliver Stone, ‘Wall Street – Poder e Cobiça’ é um filme que mostra como a figura do poder trabalha por corromper aspectos positivos no ser humano, esmiuçando cada meandro patológico dessa relação entre homem e dinheiro. O filme ainda traz a maior atuação da carreira de Michael Douglas.

 

9º – Sangue Negro (Paul Thomas Anderson, 2007)Passaremos vários anos na vida de um homem sem escrúpulos, vendo sua maneira errática de conduzir a sua vida e seu ódio incessante pelo aparato humano. ‘Sangue Negro’ é uma obra-prima em todas as instâncias, trazendo ainda a maior atual da história do cinema, com a performance inigualável de Daniel Day-Lewis.

 

8º – Um Plano Simples (Sam Raimi, 1998)Três homens descobrem uma grande quantia de dinheiro em um avião que colidira no meio de uma floresta, não deixando sobreviventes. Os três fazem um pacto e decidem ficar com o dinheiro sob algumas regras básicas para não levantar suspeita. No entanto, a figura da ganância entra em cena e colocará em risco a vida de todos os envolvidos. Utilizando o frio como parte atuante da trama, ‘Um Plano Simples’ evidencia como o dinheiro corrompe determinados laços, acabando por destruir vidas inteiras.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *