Top10: Dez Filmes Cruciais Para Entender o Funcionamento do Mundo Moderno

A temática abordada hoje caminha por um lado mais sensível da sétima arte, com filmes essenciais para entender o funcionamento do mundo moderno. Deixando de lado visões extremamente positivas ou negativas sobre o mundo, as obras listadas aqui elevam questões relevantes sobre temas polêmicos de nossas sociedades. As histórias contadas pelos filmes trazem, por exemplo, a ânsia destrutiva por julgamentos de indivíduos incapacitados para tal ato, um sociedade futurista assustadora, o mundo triste das psicopatologias, a verdade por trás de várias instituições psiquiátricas, a questão midiática claudicante e etc. Vamos à lista!

 

10º – A Caça (Thomas Vinterberg, 2012)Um professor de uma pequena cidade é falsamente acusado de ter cometido um ato cruel contra uma criança, vendo sua vida calma e pacata ganhar contornos tristes. Obra-prima do cinema dinamarquês, ‘A Caça’ é um estudo sobre a camada podre que compreende nossas sociedades, expondo como um mentira pode arruinar a vida de uma pessoa.

 

9º – Felicidade (Todd Solondz, 1998)O filme traz as vidas de vários personagens distintos em suas buscas incessantes pela figura da felicidade. Polêmico, ‘Felicidade’ explicita em seu arco de personagens exatamente o oposto de seu título, com situações extremas, que desafiam os valores sociais tidos como regras. Uma verdadeira obra-prima da década de 1990, que, certamente, provocará em você um certo desconforto com o que acontece em tela.

 

8º – O Lagosta (Yorgos Lanthimos, 2015)Na trama, alocada em um futuro distópico, pessoas solteiras são obrigadas a ir para um retiro isolado, a fim de encontrar, em um prazo máximo de 45 dias, um par romântico, caso contrário eles são transformados em animais. Tão estranho quanto a sua premissa, ‘O Lagosta’ é um filme único, transpondo ao espectador uma visão pessimista sobre a natureza dos relacionamentos sociais humanos. Uma pérola do ótimo diretor grego Yorgos Lanthimos.

Continua na Próxima Página