10 Filmes Sobre a Depressão Que Vão Fazer Você Reavaliar os Caminhos de Sua Vida

A depressão(Transtorno Depressivo Maior) se caracteriza como uma conjunção de fatores em um indivíduo que implicará numa redução de seu nível de prazer na sua vida social e privada. Segundo o DSM-V, o diagnóstico da depressão em um indivíduo deve atender a diversos itens, como apresentar um humor deprimidoperda de interesse ou prazer nas atividades sociais, sentimentos de vazioperda ou ganho de peso em um curto espaço de tempo, insônia ou hipersônia em quase todos os dias, retardo motor, sentimentos de culpa e agitação excessiva.

Estudos recentes apontam que 19% da população mundial sofre dessa patologia e esse número só tende a aumentar. As causas dessa exacerbação no número de casos nos últimos anos não são claras, mas apontam para uma sociedade que cada vez mais adoece coletivamente na maneira de construir seus princípios éticos.

No cinema, a depressão sempre foi um tema bastante difundido. E, aqui, nesta lista, procuramos incluir alguns dos filmes mais significantes sobre o tema. Os filmes abaixo mostram personagens centrais ou secundários inseridos na realidade da depressão. Seja com uma visão positiva ou negativa sobre o panorama de melhora do indivíduo, os filmes sempre vão estudar as origens do transtorno nos personagens e o que aquilo acarreta em suas vidas.

 

10º – As Confissões de Schmidt (Alexander Payne, 2002)

Submerso em uma vida de rotinas insossas, Warren Schmidt decide se aventurar por uma verdadeira jornada em um trailer para ver sua filha se casar. Durante a viagem, Warren acaba descobrindo mais sobre si mesmo do que gostaria. ‘As Confissões de Schmidt’ é um filme bastante triste sobre um homem envolto em uma rotina inexorável de comportamentos que somente lhe trazem sofrimento. Não teremos momentos alegres ou projeções de uma melhora feitas pelo filme. E é isso que acaba comovendo quem assiste ao filme.

 

9º – Os Excêntricos Tenenbaums (Wes Anderson, 2001) 

A trama do filme vai se desenvolver acerca das desventuras de uma família disfuncional. No entanto, aqui o nosso foco é no personagem de Richie Tenenbaum, interpretado magistralmente por Luke Wilson. Richie se encontra num processo psicológico degenerativo, onde qualquer estímulo oriundo de sua família apenas tende a piorar sua situação. Aqui, no entanto, temos uma projeção mais aprazível, onde Richie vai vislumbrar sua recuperação na figura de sua irmã adotiva.

 

8º – Nostalgia (Andrei Tarkovsky, 1983)

Andrei Gorchakov, um poeta russo, viaja para a Itália com sua intérprete para investigar a vida de um compositor do século XVIII e lá acaba descobrindo mais sobre sua própria essência. O filme inteiro é um processo de construção e desconstrução da vida de Andrei. Os objetivos do personagem acabam ficando deturpados conforme avançamos pela trama. Tudo se confunde. A figura da depressão aqui se faz presente pela apatia e melancolia expressa a cada passo de Andrei. O personagem demonstra um desinteresse com sua própria vida e uma atitude de instabilidade com as pessoas ao seu redor. Vale ressaltar que a linda fotografia do filme ajuda a transmitir os nuances da história. Obra-prima de Andrei Tarkovsky que vale cada um dos 125 minutos de duração do filme.

Continua na Próxima Página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *