Top10: Dez Filmes Com Personagens Desajustados Que Você Precisa Assistir

Focando-se no conceito de desajuste social e suas implicações na construção psicológica de determinados indivíduos, esta lista possui como proposta explicitar personagens simbólicos da sétima arte que explicitam este conceito. Os filmes abaixo, variando entre os gêneros de drama e comédia, são compostos com personagens centrais que, aos olhos de uma sociedade ocidental tradicional, expõe um comportamento errático sobre o mundo, agindo de forma exacerbada, instável, inadequada e irascível nas diversas formas de contato social. Vamos à lista!

 

10º – O Mundo de Andy (Milos Forman, 1999) – Andy Kaufman

A trama segue a vida conturbada e extremamente movimentada do comediante americano Andy Kaufman, mostrando sua forma exacerbada de se comportar e seu talento inquestionável. O desajuste é explicitado exatamente pela figura do personagem central, onde suas atitudes sempre fogem ao comum, incomodando o âmbito social e, muitas vezes, proporcionando sofrimento a ele. ‘O Mundo de Andy’ apresenta uma das melhores atuações da carreira de Jim Carrey.

 

9º – Fitzcarraldo (Werner Herzog, 1982) – Brian Sweeney Fitzgerald

O filme apresenta a história de um homem completamente obcecado com a ideia de construir uma ópera no meio da selva. A trama do filme se concentrará na busca intermitente do personagem por realizar esse desejo, passando pelos mais diversos percalços. Brian Sweeney Fitzgerald (o personagem central), em sua busca substancial pela ópera, dispõe sobre o mundo atitudes extremas, desprezando completamente opiniões alheias, apresentando uma forma de comportamento única. Obra-prima de Werner Herzog, ‘Fitzcarraldo’ é um filme irretocável, expondo uma grande conjunção de fatores sobre um personagem em sua jornada errática sobre o mundo.

 

8º – Inside Llewyn Davis (Ethan e Joel Coen, 2013) – Llewyn Davis

Iremos nos inserir na vida de Llewyn Davis, um músico sem reconhecimento e financeiramente quebrado, mostrando sua rotina diária sofrida atrás da simples possibilidade de atravessar o dia. O filme explicita os percalços enfrentados pelo personagem adentrando em duas vertentes diferentes, onde o cenário precário e disputado da época para seu ramo e sua forma equivocada de resolver situações diárias acaba trabalhando por sabotar sua evolução social e pessoal.

Continua na Próxima Página