10 Filmes Incríveis Sobre a Adolescência

Um dos subgêneros mais importantes da sétima arte, o cinema adolescente nos propiciou ao longo dos anos diversos filmes de qualidade. Apesar de se fazer bastante presente nas décadas de 1960 e 1970, foi somente nos anos 1980 que o subgênero pôde decolar, com a produção de milhares de obras com temáticas acerca dos nuances da adolescência. Abaixo, procuramos listar dez filmes que emitam o que de melhor esse nicho do cinema tem a oferecer, sabendo retratar as características mais marcantes desse período da vida do ser humano. Vamos à lista!

 

10º – As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky, 2012)

Baseado no livro de Stephen Chbosky (que também dirige esta obra), o filme apresenta o compêndio social e psicológico da vida de um adolescente ingressando em um novo ciclo em sua jornada no mundo. Tendo que lidar com fantasmas recentes do passado, o adolescente verá novas amizades e paixões eclodirem e, concomitante a isso, novos conflitos externos e internos. ‘As Vantagens de Ser Invisível’ consegue retratar, sempre de uma forma bastante romantizada, os maiores dilemas do período da adolescência, contando ainda com atuações seguras e uma direção habilidosa.

 

9º – Izlet (Nejc Gazvoda, 2011)

Três amigos decidem fazer uma viagem antes de suas vidas adentrarem às novas rotinas profissionais e pessoais da fase adulta. Na viagem, os três aprenderão as consequências de uma ultrapassagem forçada do período da adolescência para a vida adulta, tendo que lidarem com os conflitos internos surgidos em cada um deles. Pérola desconhecida do cinema da Eslovênia, ‘Izlet’ é um filme potente e aprazível em suas decisões.

 

8º – Três é Demais (Wes Anderson, 1998)

Um adolescente estranho e socialmente desajustado tem que lidar com seu ciclo de amizades, a aparição de novas paixões impossíveis e, ainda, com eventuais rivalidades, sempre tendo como pano de fundo a escola preparatória Rushmore. Diferente da grande maioria de filmes adolescentes já concebidos no cinema, ‘Três é Demais’ propõe um olhar sobre a beleza da fase mais turbulenta do ser humano.

Continua na Próxima Página