Top10: Dez Filmes Que Acontecem em um Único Ambiente

Nesta lista, abordaremos ótimos filmes que contam com um único ambiente para os caminhos de suas tramas. Abaixo, indicamos filmes dos mais diversos gêneros, sempre prezando por obras que utilizem essa característica do ambiente único para dar substância ao compêndio geral. Vamos à lista!

 

10º – Jeanne Dielman (Chantal Akerman, 1975)O filme explora o dia a dia insosso de uma dona de casa, pegando cada meandro da rotina pouco substancial e repetitivo da mulher. Obra-prima de Chantal Akerman, o filme se utiliza, quase que exclusivamente, somente da casa da personagem tema como ambiente. Não teremos um filme tradicional em ‘Jeanne Dielman’, já que cada fragmento de cena demanda muito de seu espectador. São mais de três horas de um filme declaradamente lento, propondo um olhar acerca do compêndio feminino da época.

 

9º – Um Barco e Nove Destinos (Alfred Hitchcock, 1944)Após um navio afundar, vários sobreviventes se veem presos a um único bote salva-vidas. Agora, cabe a eles lidarem com essa realidade em suas vidas, assim como enfrentar as eventuais exacerbações que o isolamento provoca a eles. Pertencente ao cinema do lendário Alfred Hitchcock, ‘Um Barco e Nove Destinos’ é irretocável da primeira à última cena, propondo uma história que se desconstrói a cada plano ultrapassado.

 

8º – O Balconista (Kevin Smith, 1994)Despretensiosa, a trama mostra alguns fragmentos do cotidiano de dois atendentes de uma loja de conveniência. Pérola da década de 1990, ‘O Balconista’ consegue ser dinâmico mesmo utilizando-se somente da loja onde os personagens trabalham, explicitando uma série de acontecimentos naturais do nosso cotidiano, que, quando transpostas no cinema, ficam hilárias.

Continua na Próxima Página