Muito mais do que uma simples opção de entretenimento, a sétima arte nos propicia a opção de assistir a obras que transcendam a mera ficção. Tendo isso em vista, trouxemos filmes que trabalhem com visões pessimistas de mundo em suas tramas. Todos os filmes citados abaixo são verdadeiras obras-primas, conseguindo construir histórias densas sobre os mais diversos assuntos. No entanto, mais do que isso, são obras conceitualmente pesadas, que exigem muito de seu espectador, não sendo indicadas para todos os tipos de públicos. Vamos à lista!
10º – A Garota da Fábrica de Fósforos (Aki Kaurismäki, 1990)Sofrendo com as investidas destrutivas do meio social, uma jovem resolve tomar uma atitude extrema. Pertencente ao cinema único do finlandês Aki Kaurismaki, esta obra é uma pérola, explicitando cada meandro negativo que compreende uma sociedade tradicional. Ótimo filme, com uma proposta dura e extremamente importante.
9º – Sozinho Contra Todos (Gaspar Noé, 1998)O filme destrincha o dia a dia niilista de um açougueiro sem escrúpulos, explicitando cada arco errático de sua vida. Perturbador em seu aparato geral, ‘Sozinho Contra Todos’ é um filme desalentador em cada cena exposta, não sendo recomendado para todos os públicos, apesar de notabilizar-se como assertivo em suas decisões.
8º – Platoon (Oliver Stone, 1986)Um dos filmes mais impactantes do gênero de guerra da história do cinema, ‘Platoon’ trata sobre os eventos que aconteceram no Vietnã, mostrando como o ser humano é influenciado pelas instâncias do mundo e pode agir de forma destrutiva. Uma verdadeira obra-prima do diretor Oliver Stone.
Continua na Próxima Página