Top10: Dez Filmes Que Vão Fazer Você Questionar o Sentido de Sua Vida

7º – A Fonte da Donzela (Ingmar Bergman, 1960)Concentrada em uma província sueca do século XIV, a trama é separada em duas vertentes, uma mostrando o destino trágico de um jovem ingênua e, a outra, trazendo as consequências do destino da jovem nas vidas de seus familiares. Rústico em suas decisões, causando desconforto psicológico até mesmo atualmente, o filme é potente, elevando a figura do poder do acaso e, também, trabalhando com o conceito de vingança intrínseco ao ser humano. Obra-prima de Ingmar Bergman.

 

6º – Sexo, Mentiras e Videotape (Steven Soderbergh, 1989)As vidas sexuais de quatro pessoas são destrinchadas, sendo duas delas casadas, elevando toda a aura de repressão que rege o dia a dia deles. ‘Sexo, Mentiras e Videotape’ é um drama de primeira do cineasta Steven Soderbergh, propondo uma visão diferente sobre a sexualidade em um ambiente social tradicional.

 

5º – A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck, 2006)Em meio à década de 1980, na Alemanha Oriental, um agente do governo é incumbido da missão de espionar um casal de artistas. No entanto, o que deveria ser apenas um trabalho, acaba tornando-se uma obsessão, fazendo o homem se ver cada vez mais projetando sua existência nas vidas das pessoas que investiga. Obra-prima, ‘A Vida dos Outros’ é um estudo sobre o arco errático que um sistema social projeta nas vidas de seus habitantes.

 

4º – A Bela da Tarde (Luis Buñuel, 1967)Uma jovem esposa do alto escalão da sociedade decide passar suas tardes se prostituindo, descobrindo todo um novo sentido para a sua vida. ‘A Bela da Tarde’ questiona o sentido coletivo que atribuímos à vida, mostrando o quão subjetiva essa instância pode ser. Obra-prima de Luis Buñuel.

Continua na Próxima Página