Top10: Dez Filmes Que Vão Fazer Você Questionar o Sentido de Sua Vida

Neste Top10, trouxemos filmes que quebram com os limites da sétima arte, fazendo o espectador questionar conceitos tradicionais de sua vida. Procuramos incluir filmes dos mais diversos gêneros, como drama, suspense e guerra, sempre prezando por tramas potentes, conceitualmente pesadas, que exijam mais de seu espectador. Vamos à lista!

 

10º – Beleza Americana (Sam Mendes, 1999)Após uma crise existencial, um homem de meia-idade decide alterar completamente os caminhos trilhados em sua trajetória no mundo, iniciando uma nova e estranha rotina de reger o seu dia a dia. Pérola de Sam Mendes, ‘Beleza Americana’ apresenta um emaranhado de situações que denunciam o âmago podre de várias famílias que compreendem uma sociedade moderna tradicional. No entanto, muito mais do que isso, o filme mostra como o sentido da vida se notabiliza como subjetivo e pode ser encontrado nas menores coisas.

 

9º – Guerra ao Terror (Kathryn Bigelow, 2008)Em meio à guerra do Iraque, seguiremos a trajetória de um sargento em seu dia a dia rústico à frente de missões extremas. Obra-prima inquestionável da diretora Kathryn Bigelow, ‘Guerra ao Terror’ é diferente de todos os filmes de guerra que estamos acostumados, elevando uma trama que explora os meandros mais diversos de uma guerra nas vidas dos envolvidos. O filme entra nesta lista por questionar o peso que determinados fatos da vida humana realmente têm, fazendo uma comparação entre o nascimento de um filho e o ato de lutar em uma guerra.

 

8º – Geração Prozac (Erik Skjoldbjærg, 2001)O filme aborda a vida de uma jovem que enfrenta uma grave depressão em seu início na faculdade, comprometendo parte de seu dia a dia. ‘Geração Prozac’, apesar do fato de ser completamente esquecido, debate a questão da “medicalização” exacerbada no eixo social, com um consumo impróprio de drogas farmacêuticas, questionando a conotação da palavra sofrimento em nossa sociedade.

Continua na Próxima Página