Top10: Dez Filmes Sobre o Processo de Construção de Identidade no Ser Humano

Listamos filmes que trabalhem em suas tramas com a construção de identidade no ser humano. São obras dos mais diversos gêneros e subgêneros da sétima arte, que utilizam a temática desta lista como fator primário ou secundário para o desenvolvimento de suas histórias e personagens. Vamos à lista!

 

10º – O Despertar de um Homem (Michael Caton-Jones, 1993)O filme segue o relacionamento turbulento entre um adolescente e seu padrasto, tendo como pano de fundo a década de 1950. Reunindo Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, o filme consegue adentrar ao cerne adolescente da época, mostrando a construção de identidade de um jovem mediante um arco social exacerbado.

 

9º – Repulsa ao Sexo (Roman Polanski, 1965)Perturbador em seu desencadear de cenas, o filme traz a história de uma jovem e a sua completa repulsa ao sexo oposto. Obra-prima de Roman Polanski, ‘Repulsa ao Sexo’ explicita as camadas destrutivas da vida da protagonista do filme, mostrando como uma aura repressiva social ao compêndio feminino pode ser danosa ao ser humano. Aqui, veremos o lado patológico da construção tardia de identidade no indivíduo, resultando em uma série de distúrbios psicológicos.

 

8º – As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky, 2012)O filme apresenta vários fragmentos da adolescência de alguns amigos, explicitando momentos positivos e negativos. ‘As Vantagens de Ser Invisível’ até tem os seus equívocos (ou exageros ficcionais), mas toda a sua decisão honesta de expor elementos comuns à fase tornam este filme válido ao espectador.

Continua na Próxima Página