Top10: Dez Filmes Com Femme Fatales Marcantes do Cinema

Trouxemos a temática “femme fatales” no cinema para esta lista. Notabilizando-se como um dos subgêneros mais prazerosos da sétima arte, os filmes sobre as “femme fatale” (mulher fatal em sua tradução literal) ficaram mais evidentes após a década de 1940 em Hollywood, com a eclosão do delicioso gênero noir. Ao longo dos anos, dezenas de grandes filmes com esse tema foram ganhando espaço com o espectador, deixando sua importância explicita para o aparato geral do cinema, transpondo o mero entretenimento, com histórias potentes e pontuais. Abaixo, listamos o que de melhor o subgênero tem a oferecer. Vamos à lista!

 

10º – Corpos Ardentes (Lawrence Kasdan, 1981)Envolto em uma cidade pequena, um homem inicia um romance com uma mulher casada. Pouco a pouco, a mulher vai convencendo o homem a iniciar um plano para matar seu marido. No entanto, nada é como parece, e o homem terá sua vida em risco com o passar do tempo. Pérola da década de 1980, ‘Corpos Ardentes’ trabalha com uma trama envolvente e sempre dinâmica, trazendo, ainda, a figura da atriz Kathleen Turner interpretando a femme fatale da obra.

 

9º – Sedução e Vingança (Abel Ferrara, 1981)Uma garota muda, por mera figura do acaso, é violentada duas vezes no mesmo dia, vindo a romper com a sanidade e iniciar uma rotina de vingança. Pertencente ao cinema polêmico de Abel Ferrara, ‘Sedução e Vingança’ é simples em seu arco de história, possuindo fragmentos de cenas que jamais alcançam uma qualidade muito alta. No entanto, o filme se insere nesta lista por sua sequência final memorável, contando com uma trilha sonora que consegue captar toda a aura de loucura que permeia aquele compêndio de personagens.

 

8º – Laura (Otto Preminger, 1944)Um policial investiga o assassinato de uma mulher. Pouco a pouco, o homem se vê cada vez mais obcecado pela figura da morta. No entanto, nada é como parece, e o policial adentrará em um jogo de enganações sem vencedores. ‘Laura’ é um dos melhores filmes noir da década de 1940, trazendo uma trama diferente, que eleva um “plot twist” completamente inesperado no decorrer da história.

Continua na Próxima Página