Top10: Dez Filmes Que Exploram o Mundo das Psicopatologias

Destrinchamos a temática psicopatologia no cinema nesta lista, trazendo filmes emblemáticos que retratam personagens centrais envoltos nas mais diversas caracterizações desse âmbito do ciclo de patologias. Vale ressaltar que todas as obras citadas partem de premissas extremamente cuidadosas ao analisar cada psicopatologia, dando panoramas bastante abrangentes sobre o tema. Vamos à lista!

 

10º – Uma Mente Brilhante (Ron Howard, 2001)Acompanharemos a vida de John Nash, um homem genial e atormentado. Veremos vários fragmentos da vida do homem, aprendendo um pouco sobre seus prazeres, sua profissão e sua indissociável paranoia. ‘Uma Mente Brilhante’ eleva sempre uma atmosfera de suspense acerca dos espectros psicológicos de seu personagem central. Um bom filme que mostra como a espécie humana se adapta a qualquer problema.

 

9º – Psicose (Alfred Hitchcock, 1960)Após pegar uma enorme quantia da empresa em que trabalha, uma jovem inicia uma fuga pelo país. No entanto, em meio à dúvidas morais e éticas, a jovem decide passar uma noite em um hotel de beira de estrada, sem saber que o lugar seria o local de sua morte. Obra-prima de Alfred Hitchcock, ‘Psicose’ subverte completamente os caminhos tradicionais do gênero, entregando uma trama que se fragmenta em duas vertentes distintas e irresistíveis.

 

8º – Precisamos Falar Sobre o Kevin (Lynne Ramsay, 2011)Cruel em suas investidas, o filme conta a história de um jovem com transtorno de personalidade antissocial e de sua mãe antes e depois de um ato extremo. ‘Precisamos Falar Sobre o Kevin’ perturba pela densidade conceitual do que é exposto, se utilizando de uma história irretocável e uma atuação fantástica da atriz Tilda Swinton.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *