Top10: Dez Filmes Para Quem Ama Literatura

Trouxemos a temática literatura no cinema para esta lista, indicando filmes que trabalhem com as instâncias mais comuns à área. São obras de diferentes períodos e de diferentes gêneros, sempre trazendo vários elementos básicos da literatura para o desenvolvimento de suas excelentes tramas. Vamos à lista!

 

10º – Fahrenheit 451 (François Truffaut, 1966)Baseado no romance de Ray Bradbury, o filme traz um futuro distópico, no qual as pessoas são impedidas de ler livros, tendo esses itens como objetos subversivos. ‘Fahrenheit 451’ ganhará sua dinamicidade quando alguns desses cidadãos do lugar começam a questionar essa regra, rompendo com suas construções morais pautadas e enraizadas durante suas vidas.

 

9º – Barfly (Barbet Schroeder, 1987)Baseado na vida do escritor Charles Bukowski, o filme traz vários fragmentos da vida do autor durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, sempre prezando por expor o modelo exacerbado do homem lidar com as instâncias da vida. ‘Barfly’ entrega uma atmosfera rústica ao seu espectador, contando a história de seu personagem central de uma forma crua e sem fazer concessões. Um bom filme, trazendo, ainda, a presença de Mickey Rourke como protagonista.

 

8º – Meia-Noite em Paris (Woody Allen, 2011)Em uma viagem a Paris, um roteirista, inexplicavelmente, passa a ser levado de volta para o passado todas as noites, tendo acesso ao cerco efervescente do lugar na primeira metade do século XX. Dirigido por Woody Allen, ‘Meia-Noite em Paris’ é inteligente em seu desenrolar de arcos, colocando o espectador para vivenciar junto com o protagonista vários momentos de descontração de grandes nomes das artes e literatura.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *