Top10: Dez Filmes Sobre a Face Real do Mundo Que Vão Te Dar Frio na Espinha

Permeada por filmes fortes e duros com o espectador, esta lista é focada em opções que explicitem a real face do mundo em suas tramas. São obras irretocáveis e que sempre causam uma sensação de estranheza e de uma certa reavaliação da vida no espectador ao seu término. Vale também dizer que alguns dos nomes citados possam ser perturbadores a determinados espectadores, não por sua camada gráfica, mas pelo conteúdo conceitual que não faz concessões. Vamos à lista!

 

10º – Amnésia (Christopher Nolan, 2000)Após sua mulher ser assassinada e ele ser brutalmente espancado por um criminoso, um homem decide ir atrás de justiça com as próprias mãos, tendo como ponto de limitação um grave problema em sua memória de curto prazo. ‘Amnésia’ lida com o caráter do tempo na vida humana, mostrando uma visão otimista sobre a conceituação de um sentido para a nossa existência. Uma obra-prima de Christopher Nolan.

 

9º – O Sétimo Continente (Michael Haneke, 1989)Acompanharemos o dia a dia normal de uma família europeia composta por um casal e sua filha pequena. O filme ganha a sua substância ao trazer o compêndio vazio ao qual a família está inserida, com rotinas cada vez mais insossas e maçantes, levando-os a planejar um ato extremo. Um dos filmes mais inteligentes e contundentes ao falar do arco destrutivo de uma sociedade tradicional contemporânea, ‘O Sétimo Continente’ é uma viagem sem volta ao âmago humano no mundo. O mais assustador que é explicitado em cada cena é que o filme jamais pondera sobre possíveis soluções para o que estamos vendo, muito pelo contrário, somente eleva perspectivas assustadoras. Assista preparado a esta obra-prima do austríaco Michael Haneke, pois você jamais encarará a vida da mesma forma após a sua exibição.

 

8º – O Silêncio do Lago (George Sluizer, 1988)Após sua namorada sumir inexplicavelmente de um posto de gasolina, um homem se vê completamente obcecado em descobrir o que acontecera com sua companheira. Suspense triste e pautado no desenvolvimento da vida para assustar o espectador, ‘O Silêncio do Lago’ é uma obra aterradora sobre as mais estranhas motivações humanas e a impossibilidade que nós temos de superar determinados fatos de nossa história.

Continua na Próxima Página