Top10: Dez Filmes Sobre a Infância Que Você Precisa Assistir

Trouxemos a temática infância para esta lista, procurando citar o que de melhor o cinema tem a oferecer sobre o tema. Abaixo, incluímos obras que explicitem os meandros mais tradicionais sobre a infância, capturando seus momentos positivos e negativos, sendo elas dos mais diversos gêneros. Vamos à lista!

 

10º – Os Goonies (Richard Donner, 1985)O filme traz a história de um grupo de amigos que decide se aventurar à procura de um tesouro perdido, tendo como objetivo pagar a dívida da casa de um deles. ‘Os Goonies’ é um filme sobre o que há de melhor na infância, elevando conceitos como amizade, perseveranças e inocência. Figura presente nas infâncias de várias gerações, é sempre legal revisitarmos a obra em alguns momentos.

 

9º – O Despertar de um Homem (Michael Caton-Jones, 1993)Alocado na década de 1950, o filme traz a relação turbulenta entre um garoto e seu padrasto, destrinchando cada nuance do contato social entre eles. Conciso em seu desencadear de cenas, o filme não evita trazer todo o compêndio que envolve o período da infância e início da adolescência, mostrando fragmentos positivos e negativos.

 

8º – Adeus, Meninos (Louis Malle, 1987)Trazendo como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial, a trama mostra o cotidiano intenso de um grupo de jovens em um internato na França, ganhando sua dinamicidade ao explorar as formas deles obterem divertimento em meio a uma aura de repressão. ‘Adeus, Meninos’ é uma obra-prima em todas as suas instâncias. Assistir a essa pérola do cinema é ser transportado novamente para a infância, nos trazendo um sentimento nostálgico indissociável.

Continua na Próxima Página