Top10: Dez Filmes Que Exploram a Força da Mulher

Neste Top10, trouxemos filmes que destrinchem em suas tramas as qualidades mais diversas da mulher, sempre tendo como pano de fundo uma construção destrutiva e machista social. Verdadeiras obras-primas do cinema, os filmes abaixo se inserem em vários gêneros, com a exposição de conceitos fortes. Vamos à lista!

 

10º – A Fraternidade é Vermelha (Krzysztof Kieslowski, 1994)Na trama, uma jovem atropela o cachorro de um senhor de idade, iniciando uma estranha amizade com o homem após o evento. Obra-prima do cinema, ‘A Fraternidade é Vermelha’ explicita como a figura da amizade é importante para o compêndio humano no mundo, trazendo eventuais erros de nossa jornada no mundo e como é sempre mais fácil superá-los na companhia de outra pessoa.

 

9º – Grandes Olhos (Tim Burton, 2014)Uma mulher descobre um dom para a pintura, vindo a produzir dezenas de obras incríveis. No entanto, seu marido, um artista que fracassara em suas investidas, convence ela a deixar ele ganhar os créditos por suas obras. Dirigido por Tim Burton, ‘Grandes Olhos’ tem uma trama produtiva, explorando cada meandro das vidas dos dois personagens centrais, fazendo sempre um contraponto com a figura do machismo muito latente no século XX.

 

8º – Um Assunto de Mulheres (Claude Chabrol, 1988)Alocado na França ocupada pelos nazistas, na 2ª Guerra Mundial, o filme conta a dura história de uma mulher que tem que lidar com a criação de seus filhos, um marido ausente e, ainda, a figura da repressão feminina à época. ‘Um Assunto de Mulheres’ é uma obra-prima do cinema, trazendo uma história potente sobre as implicâncias de um modelo social destrutivo nas vidas dos mais diversos indivíduos. Aqui, ainda temos uma das maiores atuações femininas da história do cinema, propiciada pela fantástica Isabelle Huppert.

Continua na Próxima Página