Top10: Dez Filmes Para Você Assistir Depois dos 30

Neste Top10, listamos filmes para serem assistidos depois dos 30 anos, com temáticas que destrincham cada meandro do período. São filmes que trabalham com o caráter adaptativo do ser humano, com os dilemas sobre a perda da juventude e a proximidade da meia-idade, os eventuais romances, o âmbito familiar e as sempre presentes psicopatologias. Vamos à lista!

 

10º – Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (Steven Soderbergh, 2000)Uma mulher desempregada luta para encontrar um trabalho e cuidar de sua filha pequena. Após muita procura, a mulher encontra trabalho em um escritório, como assistente de um advogado. No novo trabalho, a mulher aprenderá coisas sobre si mesma que nem desconfiava. Nutrindo uma aura motivacional para o desencadear de suas cenas, o filme consegue ser aprazível do começo ao fim. A trama explicita, entre vários outros temas abordados, como a vida pode entrar nos eixos em qualquer fase da vida.

 

9º – O Mesmo Amor, a Mesma Chuva (Juan José Campanella, 1999)O filme explora vários fragmentos do relacionamento entre duas pessoas através do tempo, com os momentos positivos e negativos enfrentados por elas. Temos aqui uma história que trabalha com os meandros mais básicos de um relacionamento, ganhando sua substância ao mostrar situações cotidianas enfrentadas por todos.

 

8º – Shame (Steve McQueen, 2011)Na trama, exploraremos a degeneração da vida de um homem na faixa dos trinta anos, com sua compulsão por sexo desenfreada e seu dia a dia vazio. ‘Shame’ é duro com o espectador, jamais fazendo concessões ao mostrar a vida condenada de um indivíduo. Obra-prima de Steve McQueen, o filme ainda traz um compêndio errático da vida após os 30 anos, não se concentrando apenas na figura de seu personagem central, fazendo também um estudo sobre a irmã dele.

Continua na Próxima Página