Neste Top10, listamos filmes para serem assistidos depois dos 30 anos, com temáticas que destrincham cada meandro do período. São filmes que trabalham com o caráter adaptativo do ser humano, com os dilemas sobre a perda da juventude e a proximidade da meia-idade, os eventuais romances, o âmbito familiar e as sempre presentes psicopatologias. Vamos à lista!
10º – Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (Steven Soderbergh, 2000)Uma mulher desempregada luta para encontrar um trabalho e cuidar de sua filha pequena. Após muita procura, a mulher encontra trabalho em um escritório, como assistente de um advogado. No novo trabalho, a mulher aprenderá coisas sobre si mesma que nem desconfiava. Nutrindo uma aura motivacional para o desencadear de suas cenas, o filme consegue ser aprazível do começo ao fim. A trama explicita, entre vários outros temas abordados, como a vida pode entrar nos eixos em qualquer fase da vida.
9º – O Mesmo Amor, a Mesma Chuva (Juan José Campanella, 1999)O filme explora vários fragmentos do relacionamento entre duas pessoas através do tempo, com os momentos positivos e negativos enfrentados por elas. Temos aqui uma história que trabalha com os meandros mais básicos de um relacionamento, ganhando sua substância ao mostrar situações cotidianas enfrentadas por todos.
8º – Shame (Steve McQueen, 2011)Na trama, exploraremos a degeneração da vida de um homem na faixa dos trinta anos, com sua compulsão por sexo desenfreada e seu dia a dia vazio. ‘Shame’ é duro com o espectador, jamais fazendo concessões ao mostrar a vida condenada de um indivíduo. Obra-prima de Steve McQueen, o filme ainda traz um compêndio errático da vida após os 30 anos, não se concentrando apenas na figura de seu personagem central, fazendo também um estudo sobre a irmã dele.
Continua na Próxima Página