Top10: Dez Filmes Que Mostram a Solidão de uma Forma Diferente

Trouxemos a temática solidão para esta lista, indicando filmes que explicitem vários dos conceitos básicos do tema em uma vertente positiva. A ideia aqui é balancear a noção social comum da solidão como algo negativo e extremamente destrutivo ao indivíduo, com filmes que mostrem como em determinadas ocasiões a solidão pode, sim, apresentar vários elementos positivos ao ser humano. São obras dos mais diversos gêneros e décadas, com tramas que capturam desde a solidão como figura presente em uma grande metrópole até o assunto invadindo a vida de um criminoso metódico. Vamos à lista!

 

10º – Mary e Max (Adam Elliot, 2009)O filme explora a amizade entre um senhor de idade e uma menina pequena, ambos inseridos em uma rotina solitária e maçante. Nutrindo uma aura melancólica para o desenvolvimento dos eventos da trama, a obra é doce e suave, trazendo componentes pouco aprazíveis da vida humana de uma forma bonita, quase poética.

 

9º – Amor à Flor da Pele (Kar-Wai Wong, 2000)Após descobrirem que seus parceiros estão cometendo adultério, um homem e uma mulher iniciarão um estranho relacionamento que alterará completamente suas vidas. ‘Amor à Flor da Pele’, outra obra-prima da ótima filmografia de Kar-Wai Wong, eleva uma atmosfera melancólica para o desenrolar da trama, pautando-se em uma cinematografia fabulosa (uma das mais belas da história do cinema), um roteiro produtivo, direção irretocável e ótimas atuações.

 

8º – Encontros e Desencontros (Sofia Coppola, 2003)Um homem de meia-idade e uma jovem, por mera figura do acaso, acabam se conhecendo durante uma viagem a Tóquio. No lugar, sempre contrastando uma figura claudicante da solidão, os dois formarão um estranho vínculo de amizade, alterando suas formas de encarar as instâncias do mundo. ‘Encontros e Desencontros’ se vale de uma atmosfera fria e melancólica para contar a sua história, trazendo um romance diferente e que foge completamente às concepções comuns.

Continua na Próxima Página