Top10: Dez Filmes Sobre a Velhice

Neste Top10, exploramos a temática velhice na sétima arte, trazendo obras que possuam como característica central ou secundária em suas tramas uma exposição bastante abrangente que desse período da vida humana. Os filmes listados abaixo se inserem nos gêneros de drama e comédia, alternando entre visões otimistas e negativas sobre o compêndio que fragmenta a velhice. Vamos à lista!

 

10º – Amor (Michael Haneke, 2012)Um senhor de idade tem que lidar com as alterações em sua vida após sua esposa ficar doente. Triste, ‘Amor’, obra dirigida pelo austríaco Michael Haneke, é irretocável do primeiro ao último minuto. Um filme que consegue captar como poucos os meandros do período final da vida, trazendo ao espectador uma história potente.

 

9º – Conduzindo Miss Daisy (Bruce Beresford, 1989)Uma mulher de idade contrata um homem negro para trabalhar como seu motorista, formando um estranho laço improvável de amizade com ele. ‘Conduzindo Miss Daisy’ é leve em seu desencadear de cenas, propondo uma história simples, mas pontual em suas investidas.

 

8º – A Balada de Narayama (Shôhei Imamura, 1983)Concentrada em um vilarejo japonês pobre do século XIX, a trama mostra a vida dos integrantes dos lugar, trazendo o senso popular comum de que todos aqueles que atingissem determinada idade deveriam se deslocar para uma montanha distante para morrer. ‘A Balada de Narayama’ denuncia o modo errático que uma sociedade trata as pessoas mais velhas, em uma história rústica e, por vezes, perturbadora.

Continua na Próxima Página