Top10: Dez Filmes com Professores Incríveis

Notabilizando-se como uma das profissões mais importantes para o pleno desenvolvimento de um ser humano, a pedagogia também fez bonito na sétima arte nos mais diversos filmes. Aqui, neste top10, trouxemos dez filmes concentrados exclusivamente na figura do professor, com opções que explicitam a importância deles em uma sociedade e para um indivíduo. Vamos à lista!

 

10º – Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)Um novo professor acaba alterando completamente a rotina dos alunos de uma escola conservadora, ensinando um novo modo de ver a vida a eles. ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ mescla momentos alegres e tristes em seus 128 minutos de duração, norteando-se como um ótimo filme. Aqui, Robin Williams – comandando o personagem central do professor – tem uma atuação magistral, acrescentando muito ao filme.

 

9º – O Substituto (Tony Kaye, 2011)Um solitário professor substituto desenvolve um laço especial com alguns alunos de sua última classe, bem como com uma adolescente desajustada que conhece por acaso. ‘O Substituto’ eleva uma atmosfera fria, um tanto quanto vazia, para o desenrolar da trama, trabalhando, cena após cena, com o pior que a humanidade tem a oferecer. Assim como em ‘O Pianista’ – outra obra-prima da filmografia do ator Adrien Brody – grande parte do sucesso deste filme se deve à presença do ator Adrien Brody, com seu modelo melancólico de atuação.

 

8º – A Onda (Dennis Gansel, 2008)Na trama, um professor decide implementar um experimento social em seus alunos de ensino médio. No entanto, o que deveria unicamente provar um ponto, acaba resultando em acontecimentos extremos. ‘A Onda’ é um filme regular, mas com uma temática central potente e necessária. Sua inclusão nesta lista se deve por expor os riscos de lidar de forma pouco cuidadosa com a espécie humana, trazendo um compêndio negativo sobre a profissão.

Continua na Próxima Página