Top50: Cinquenta Filmes de Terror Que Vão Congelar a Sua Espinha

5º – Sexta-Feira 13 (Sean S. Cunningham, 1980)Envoltos na realidade de um acampamento de férias com uma estranha lenda sinistra que o permeia, um grupo de jovens passa a ser alvo de um assassino que mata os seus integrantes sem piedade. Agora, cabe aos integrantes do grupo tentar se salvar do terrível assassino misterioso. ‘Sexta-Feira 13’ é o primeiro filme da enorme saga, trazendo um terror frenético e com cenas verdadeiramente memoráveis.

 

4º – O Dia dos Namorados Macabro (George Mihalka, 1981)Em uma cidade pequena dos Estados Unidos, ronda uma lenda de um serial killer que ataca na comemoração do dia dos namorados, deixando parte do lugar aflito quando algumas pessoas decidem comemorar a data. O filme ganha a sua substância quando a lenda se revela como verdadeira, colocando vários estudantes adolescentes em perigo. Boa opção slasher da década de 1980, ‘O Dia dos Namorados Macabro’ se vale daquela típica atmosfera de filme com cidades pequenas para ganhar forma em sua exposição de cenas de terror. Boa história, um bom vilão e boas cenas de terror tornam este filme essencial para o fã de horror.

 

3º – Prelúdio Para Matar (Dario Argento, 1975)Após testemunhar um terrível assassinato, uma pianista passa a ser perseguida pelo assassino, vendo sua vida ser completamente alterada e ficar em perigo. Obra-prima de Dario Argento, ‘Prelúdio Para Matar’ é impecável, seja em sua construção estética ou, propriamente, de história, além de trazer a tradicional trilha sonora potente do cinema do italiano.

 

2º – Pânico na Floresta (Rob Schmidt, 2003)Após sofrer um estranho acidente de carro em uma região isolada, permeado por uma floresta abrangente, um grupo de jovens se vê caçado por canibais locais. ‘Pânico na Floresta’ é um filme que exibe um horror mais dinâmico, com construções de cenas ágeis e que seguem sempre planos sem os tradicionais “jump scares”. Outro ponto extremamente positivo desta obra é a sua decisão de trazer boa parte das cenas de terror durante a luz do sol, dando uma outra dimensão ao compêndio de história.

 

1º – A Morte do Demônio (Sam Raimi, 1981)Um grupo de amigos se vê em uma situação nada aprazível após viajar para uma cabana isolada no meio de uma floresta e passar a sofrer com estranhos acontecimentos verdadeiramente tenebrosos. Apesar de seu orçamento bastante limitado, ‘Uma Noite Alucinante’(A Morte do Demônio) consegue entregar ao espectador uma criatividade que consegue dar peso ao seu compêndio de cenas mais agressivas ao contexto de horror.