50 Filmes Que Toda Pessoa Deveria Assistir Antes de Entrar na Faculdade

Listamos 50 filmes que toda pessoa deveria assistir antes de ingressar a uma faculdade. Os filmes indicados abaixo explicitam em suas tramas vários dos meandros mais básicos da existência, alguns mostrando temas “espinhosos” intrínsecos a uma sociedade extremamente interessantes para o jovem que vai iniciar sua jornada de estudos, outros se inserem exatamente nesse processo da juventude, assim como as nuances do interior de uma faculdade. Vamos à lista!

 

50º – Crime e Castigo (Aki Kaurismäki, 1983)Baseado em um romance de Fyodor Dostoevsky, o filme traz a história de um trabalhador comum que decide, sem motivações aparentes, assassinar um homem rico. O filme ganha a sua substância ao explorar os eventos após tal ato, mostrando os dilemas existenciais do homem, sua relação com uma testemunha que presenciou o assassinato e a figura da vida em suas raízes mais viscerais. Obra mais séria da fantástica filmografia do finlandês Aki Kaurismaki, ‘Crime e Castigo’ explicita o caráter imprevisível do ser humano, ponderando sobre o tempo, o peso do passado, a ausência do presente e a aversão ao futuro.

 

49º – Manchester à Beira-Mar (Kenneth Lonergan, 2016)Após a morte de seu irmão, um homem, envolto a uma rotina autodestrutiva e depressiva, é incumbido da missão de tomar conta de seu sobrinho adolescente. No entanto, pouco a pouco, com diversos fragmentos do passado de todos os personagens, veremos o porquê do homem se encontrar no seu estado atual. ‘Manchester à Beira-Mar’ é um filme belíssimo, mas que não oferece pontos positivos ao seu espectador acerca das vidas estudadas na trama.

 

48º – Três Mulheres (Robert Altman, 1977)Uma jovem ingênua de uma cidade pequena dos estados Unidos tem a chance de construir a sua vida na Califórnia. No lugar, a jovem, envolta a realidade de seu novo trabalho, conhecerá uma outra jovem, essa mais madura e com um comportamento desviante, desenvolvendo uma estranha relação de amizade com ela. Irretocável, ‘Três Mulheres’ é um filme que possui uma atmosfera escaldante que se faz parte atuante na trama, contrastando bem todas as inconsistências encontradas nas duas personagens centrais. Outro fato que ainda eleva o patamar do filme à alcunha de obra-prima é a quebra daquele drama estranho que temos em sua reta final, virando um terror psicológico que, certamente, lhe assustará mais do que muitos filmes característicos do gênero de terror. Ainda vale o destaque para a atuação irretocável de Shelley Duvall em uma das personagens e, claro, o grande destaque de toda a obra, a presença única de Sissy Spacek interpretando a outra persona central da história, atingindo a maior atuação de sua brilhante carreira e uma das mais impactantes do cinema na década de 1970. Enfim, obra-prima do diretor Robert Altman.

 

47º – Ruth em Questão (Alexander Payne, 1996)Uma mulher completamente desajustada, vivendo na pobreza e com um vício em drogas, descobre, após ser presa, que está grávida. O filme ganha a sua substância quando um grupo religioso antiaborto paga a fiança da mulher e resolve cuidar dela até que a criança nasça. Pertencente ao cinema de Alexander Payne, ‘Ruth em Questão’ é uma comédia que foge ao senso comum do gênero, contando com uma dosagem de humor inerente às suas cenas e que se aproveita muito do talento de sua protagonista, interpretada de forma irretocável pela atriz Laura Dern.

 

46º – Um Estranho no Ninho (Milos Forman, 1975)Um homem, visando escapar da prisão, alega insanidade e é condenado a cumprir um tempo em uma instituição psiquiátrica após um crime. No lugar, o homem perceberá que sua decisão talvez não tenha sido a mais acertada, desenvolvendo, no entanto, um vínculo afetivo forte com os pacientes da instituição. Obra-prima de Milos Forman, ‘Um Estranha no Ninho’ eleva uma aura positiva ao contar sua história, apresentando diferentes compêndios do cerne humano no mundo.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *