50 Filmes Que Toda Pessoa Deveria Assistir Antes de Entrar na Faculdade

Listamos 50 filmes que toda pessoa deveria assistir antes de ingressar a uma faculdade. Os filmes indicados abaixo explicitam em suas tramas vários dos meandros mais básicos da existência, alguns mostrando temas “espinhosos” intrínsecos a uma sociedade extremamente interessantes para o jovem que vai iniciar sua jornada de estudos, outros se inserem exatamente nesse processo da juventude, assim como as nuances do interior de uma faculdade. Vamos à lista!

 

50º – Crime e Castigo (Aki Kaurismäki, 1983)Baseado em um romance de Fyodor Dostoevsky, o filme traz a história de um trabalhador comum que decide, sem motivações aparentes, assassinar um homem rico. O filme ganha a sua substância ao explorar os eventos após tal ato, mostrando os dilemas existenciais do homem, sua relação com uma testemunha que presenciou o assassinato e a figura da vida em suas raízes mais viscerais. Obra mais séria da fantástica filmografia do finlandês Aki Kaurismaki, ‘Crime e Castigo’ explicita o caráter imprevisível do ser humano, ponderando sobre o tempo, o peso do passado, a ausência do presente e a aversão ao futuro.

 

49º – Manchester à Beira-Mar (Kenneth Lonergan, 2016)Após a morte de seu irmão, um homem, envolto a uma rotina autodestrutiva e depressiva, é incumbido da missão de tomar conta de seu sobrinho adolescente. No entanto, pouco a pouco, com diversos fragmentos do passado de todos os personagens, veremos o porquê do homem se encontrar no seu estado atual. ‘Manchester à Beira-Mar’ é um filme belíssimo, mas que não oferece pontos positivos ao seu espectador acerca das vidas estudadas na trama.

 

48º – Três Mulheres (Robert Altman, 1977)Uma jovem ingênua de uma cidade pequena dos estados Unidos tem a chance de construir a sua vida na Califórnia. No lugar, a jovem, envolta a realidade de seu novo trabalho, conhecerá uma outra jovem, essa mais madura e com um comportamento desviante, desenvolvendo uma estranha relação de amizade com ela. Irretocável, ‘Três Mulheres’ é um filme que possui uma atmosfera escaldante que se faz parte atuante na trama, contrastando bem todas as inconsistências encontradas nas duas personagens centrais. Outro fato que ainda eleva o patamar do filme à alcunha de obra-prima é a quebra daquele drama estranho que temos em sua reta final, virando um terror psicológico que, certamente, lhe assustará mais do que muitos filmes característicos do gênero de terror. Ainda vale o destaque para a atuação irretocável de Shelley Duvall em uma das personagens e, claro, o grande destaque de toda a obra, a presença única de Sissy Spacek interpretando a outra persona central da história, atingindo a maior atuação de sua brilhante carreira e uma das mais impactantes do cinema na década de 1970. Enfim, obra-prima do diretor Robert Altman.

 

47º – Ruth em Questão (Alexander Payne, 1996)Uma mulher completamente desajustada, vivendo na pobreza e com um vício em drogas, descobre, após ser presa, que está grávida. O filme ganha a sua substância quando um grupo religioso antiaborto paga a fiança da mulher e resolve cuidar dela até que a criança nasça. Pertencente ao cinema de Alexander Payne, ‘Ruth em Questão’ é uma comédia que foge ao senso comum do gênero, contando com uma dosagem de humor inerente às suas cenas e que se aproveita muito do talento de sua protagonista, interpretada de forma irretocável pela atriz Laura Dern.

 

46º – Um Estranho no Ninho (Milos Forman, 1975)Um homem, visando escapar da prisão, alega insanidade e é condenado a cumprir um tempo em uma instituição psiquiátrica após um crime. No lugar, o homem perceberá que sua decisão talvez não tenha sido a mais acertada, desenvolvendo, no entanto, um vínculo afetivo forte com os pacientes da instituição. Obra-prima de Milos Forman, ‘Um Estranha no Ninho’ eleva uma aura positiva ao contar sua história, apresentando diferentes compêndios do cerne humano no mundo.

Continua na Próxima Página