Top100: Cem Filmes Que Vão Mudar a Sua Vida e a Sua História

25º – Em Nome do Pai (Jim Sheridan, 1993)Um jovem é obrigado a confessar a participação em um ataque terrorista do grupo IRA, sem, no entanto, ter atuado do ato. O filme passará os seus 133 minutos de duração explorando a luta do jovem e de sua família por liberdade. Potente, ‘Em Nome do Pai’ é aquele típico filme que tira muitas lágrimas do espectador, com uma história emocionante e que jamais apela aos clichês tradicionais de obras com temáticas parecidas para comover quem assiste.

 

24º – Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)Um grupo de amigos decide embarcar em uma jornada à procura de um corpo perdido na floresta. No decorrer da jornada, os amigos descobrirão mais sobre si mesmos e sobre os tênues e efêmeros laços que os uniam. Nostálgico, ‘Conta Comigo’ emociona o especador por trazer um pequeno retrato do emaranhado de situações que compreende o aparato da infância no ser humano, evidenciando as descobertas, prazeres e dores do período, prezando sempre por evidenciar, em especial, a figura da amizade.

 

23º – Antes do Amanhecer (Richard Linklater, 1995)Um homem e uma mulher, por mera figura do acaso, se conhecem em um trem. Juntos, os dois desenvolverão um relacionamento efêmero, tendo a certeza de que nunca mais se verão após uma única noite. Primeira capítulo da ‘trilogia do antes’, ‘Antes do Amanhecer’ é diferente em sua construção de roteiro, expondo uma história que se molda de forma cadenciada e sem grandes pretensões, obtendo como resultado final um filme de romance que foge aos preceitos comuns.

 

22º – Vinhas da Ira (John Ford, 1940)Uma família pobre é obrigada a deixar a sua terra e cruzar os Estados Unidos em um caminhão velho à procura de um lugar para viver. Triste em cada em um de seus caminhos, ‘Vinhas da Ira’, muito mais do que expor as fases turbulentas e sofridas que o ser humano passa em sua jornada no mundo, explicita o arco destrutivo que um modelo social claudicante tem nas vidas dos mais diversos indivíduos. Obra-prima inquestionável de John Ford.

 

21º – Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)Um novo professor acaba alterando completamente a rotina dos alunos de uma escola conservadora, ensinando um novo modo de ver a vida a eles. ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ mescla momentos alegres e tristes em seus 128 minutos de duração, norteando-se como um ótimo filme. Aqui, Robin Williams tem uma atuação magistral, acrescentando muito ao filme.

 

20º – Amor à Flor da Pele (Kar-Wai Wong, 2000)Após descobrirem que seus parceiros estão cometendo adultério, um homem e uma mulher iniciarão um estranho relacionamento que alterará completamente suas vidas. ‘Amor à Flor da Pele’, outra obra-prima de Kar-Wai Wong nesta lista, eleva uma atmosfera melancólica para o desenrolar da trama, pautando-se em uma cinematografia fabulosa (uma das mais belas da história do cinema), um roteiro produtivo, direção irretocável e ótimas atuações.

Continua na Próxima Página