Top100: Cem Filmes Que Vão Mudar a Sua Vida e a Sua História

16º – Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2001)Depois de sofrer um acidente de carro, uma mulher passa a sofrer de amnésia, ficando completamente alienada das coisas passadas de sua vida, vindo a encontrar a ajuda na figura de uma aspirante a atriz. Maior filme da carreira de David Lynch, ‘Cidade dos Sonhos’ é um quebra-cabeça insolúvel, trazendo uma combinação indetectável de conteúdos oníricos e reais. Assistir ao filme com outras pessoas pode ajudar na absorção de, pelo menos, um pouco do conteúdo trabalhado.

 

15º – A Chegada (Denis Villeneuve, 2016)Na trama, quando várias naves de origem desconhecida pousam em diversos locais ao redor do globo, uma linguista é contratada para ajudar na tentativa de descobrir a razão dos objetos estarem na terra. ‘A Chegada’ é um filme cadenciado, que entrega detalhes de sua história de forma dosada ao espectador, trabalhando sempre por emanar uma certa confusão acerca do que é visto. O filme cobra bastante atenção por parte do espectador, tendo como principal esfera propulsora para os caminhos da trama a figura do tempo na vida humana.

 

14º – Tootsie (Sydney Pollack, 1982)Na trama, um ator desiludido com sua profissão decide vestir-se como uma senhora de meia-idade para conseguir um papel, enganado a todos. ‘Tootsie’ é um deleite aos fãs do ator Dustin Hofffman, que aqui pode mostrar todo o seu talento. Um filme divertido da primeira à última cena.

 

13º – Uma Mulher Sob Influência (John Cassavetes, 1974)Na grande obra-prima do cinema de John Cassavetes, veremos a luta de um marido em conservar sua família, mediante o adoecimento psicológico de sua mulher. Aqui, conseguiremos ver os passos de uma mulher para o completo estado de loucura. Um filme doce, concebido no tradicional estilo documental do diretor, conseguindo captar toda a beleza da trama e dos atores centrais. ‘Uma Mulher Sob Influência’ ainda possui uma das atuações mais potentes da história do cinema com a performance da atriz Gena Rowlands.

 

12º – Ondas do Destino (Lars von Trier, 1996)O filme conta a história turbulenta de um casal de namorados, explorando vários momentos das vidas dos dois, trazendo eventos positivos e negativos. ‘Ondas do Destino’, dirigido pelo polêmico Lars von Trier, trabalha com uma trama cruel em suas resoluções, esboçando ainda a figura da fé que domina determinado ponto da jornada do casal, explicitando o conceito do sacrifício em um dos indivíduos.

 

11º – Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder, 1959)Após serem testemunhas de um ataque de gangues, dois músicos são obrigados a fugirem de suas vidas habituais de forma apressada, encontrando abrigo em uma banda formada unicamente por mulheres, tendo que fingir serem do sexo oposto. Trazendo um trio de atores simplesmente lendário (Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon), ‘Quanto Mais Quente Melhor’ é uma das grandes comédias já concebidas no cinema.

Continua na Próxima Página