10º – A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck, 2006)Em meio à década de 1980, na Alemanha Oriental, um agente do governo é incumbido da missão de espionar um casal de artistas. No entanto, o que deveria ser apenas um trabalho, acaba tornando-se uma obsessão, fazendo o homem se ver cada vez mais projetando sua existência nas vidas das pessoas que investiga. Obra-prima, ‘A Vida dos Outros’ é um estudo sobre o arco errático que um sistema social projeta nas vidas de seus habitantes.
9º – O Declínio do Império Americano (Denys Arcand, 1986)Na trama, vários amigos com mais de 30 anos discutem situações do cotidiano, destrinchando temas como: morte, sexualidade, família, amor, traição e filhos. Divertido e pontual, ‘O Declínio do Império Americano’ consegue trabalhar com temas complexos de nossa existência de uma forma suave, sem fazer uso de clichês para dar peso às cenas.
8º – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Jean-Pierre Jeunet, 2001)O filme explora a trajetória de uma jovem, desajustada de seu meio social, no mundo, mostrando todos os meandros que compreendem seu modo único de agir. Oriundo do ótimo cinema francês, o filme possui uma atmosfera que se vale de um modelo mágico para cada resolução de história, se fazendo sempre muito aprazível.
Continua na Próxima Página